sábado, 29 de junho de 2013

terça-feira, 25 de junho de 2013

Escolha do Dia: Frutas Crocantes Jasmine

Me sinto TÃO cansada, mas ainda assim resolvi passar aqui pra deixar uma dica muito legal pra você que tava com saudade do “Escolha do Dia”


domingo, 23 de junho de 2013

Morangos

Adoro o inverno!
Além de ser a estação mais elegante, tem aquele clima gostoso que convida a passar horas e horas na cama, as festas juninas e suas delícias.. e também as melhores frutas: mexerica e morango!
Não é perfeito!?
Hoje eu vou falar um pouquinho do morango.

Fonte: Turismo SP

sábado, 15 de junho de 2013

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fibras


Dietas pobres em fibras frequentemente têm sido associadas a doenças coronarianas, diabetes, diverticulite, câncer de cólon e uma série de outros distúrbios do trato intestinal

Mas você sabe por que as fibras são tão importantes e quais são 
suas funções no organismo? 
Vou resumir o papel das fibras neste post e, para não ficar muito extenso, num próximo falarei sobre os principais tipos. 

Fonte: A Nutricionista


domingo, 19 de maio de 2013

Prato do dia: Frango com quiabo


Já pensou o que fazer no almoço deste domingo?
Trago (um pouco atrasada) uma sugestão beeem caipira hoje: 
um delicioso frango com quiabo!

Fonte: The A to B of Cooking

Huuuuuuummmm..
Já tá com água na boca?!
Aposto sim!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

“Food Revolution Day”


Hoje, no mundo todo, está acontecendo o “Food Revolution Day”
que tem o objetivo de promover um momento de 
reflexão sobre a forma como nos alimentamos
As três premissas propostas pelo chef são “Cozinhe, Compartilhe e Vivencie”, e a ideia é realizar atividades em todo o mundo defendendo a boa alimentação e o hábito de cozinhar.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Caqui


Enfim estou de volta!
Agradeço à todos que continuaram visitando o blog, mesmo sem eu conseguir postar nada nestas últimas semanas. :)
E prometo que agora vou publicar sobre todos os assuntos que já me pediram há (muito) tempo.. meu caderninho tá aqui lotado de ideias! 
Mas sempre tem espaço pra mais!
Podem continuar mandando sugestões!

Fonte: Teste Drive Gastronômico

O assunto de hoje é o caqui, que tem quase um mês que uma pessoinha muito especial está me pedindo.
Pois bem!

Infelizmente, não existem muitos artigos que relatam os seus benefícios, mas vou tentar juntar as informações da tabela de composição dos alimentos com meus conhecimentos nutricionais e espero conseguir um texto legal!

domingo, 28 de abril de 2013

Prato do Dia: bolo de fubá com goiabada


Oiiii pessoas!

Quanto tempo não apareço.. =/
Estou em época de provas, que toma todo meu tempo, mas resolvi tirar um fim de semana de folga e fiz este bolo de fubá com goiabada 
MA-RA-VI-LHO-SO, com a ajuda da Marina, que vou dividir com vocês para compensar toda ausência...
Em breve volto com muita coisa legal!

Fonte: Amasson


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Canela


Originária do Sri Lanka, a canela é uma das mais antigas especiarias.
O produto é constituído pela casca seca de diversas espécies do gênero Cinnamomuma, sendo as mais conhecidas a canela do Ceilão, canela de Saigon, canela da China e canela de Padang.

Fonte: Reticências

De odor suave e sabor adocicado levemente picante, é largamente utilizada, sob a forma de cascas e em pó, como aromatizante na culinária.
A canela aumenta e/ou acrescenta sabor aos alimentos, possui propriedades antimicrobianas, aumenta a libido, combate infecções respiratórias e tem sido amplamente estudada quanto à avaliação do seu potencial antioxidante, demonstrando alta eficiência.

domingo, 14 de abril de 2013

Alimentação nos 2 primeiros anos de vida


Indignada com a quantidade de médico que prescreve/indica/recomenda que as mães ALIMENTE bebês antes dos 6 meses (o que elas seguem sem questionar), pedi ajuda a uma amiga, que tem mais experiência que eu neste assunto para me ajudar a preparar um texto legal sobre a alimentação nos primeiros anos de vida.


Fonte: Blog da Helo


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Marolo


Sempre falo aqui sobre aquelas frutas que todos já conhecem.
Mas tenho recebido algumas sugestões para falar também de algumas bem peculiares, que são comuns em apenas algumas regiões.
E para alegria de todos, de norte a sul deste imenso e farto Brasil, vou tentar mostrar tudo que já conheci. 
Maaaaasss.. To aqui, também, para descobrir 
novos sabores e novos conhecimentos.
E se tem aquela frutinha característica da sua região, 
aproveita para mostra-la para o mundo!
Envia pra cá e eu vou pesquisar mais sobre ela!

Fonte: Lulu's Sweet Secrets

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prato do Dia: Bolo de Banana com Casca


desperdício de alimentos é um assunto muito sério, 
que merece um post todinho.

Fonte: Horta Comunitária

Mas, como tem tempo que não publico um “Prato do Dia”, trouxe este 
Bolo de banana com casca, que tem tudo a ver com o assunto. 

terça-feira, 9 de abril de 2013

Escolha do dia: Molho Pomarola Caseiro


Aproveitando o post do macarrão e alta no preço dos tomates, trouxe hoje uma “Escolha do dia” que não dá para ficar sem: molho de tomate pronto!

Fonte: Na Cozinha com a Marcinha

É claro que fazer um molho caseiro, com seu próprio tempero, além de mais saudável, é muito mais gostoso.
Mas convenhamos que não é todo dia que você tem tempo e 
disposição para isso.

domingo, 7 de abril de 2013

Macarrão

Recebi uma sugestão de post irresistível: falar sobre macarrão 
(que eu aaaaaaamoo)!

Fonte: Teste Drive Gastronômico

Sério. Como pelo menos três vezes por semana!
Mas esta inocente massa é vista como vilã para quem vive 
em guerra com a balança.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Carotenoides - Mamão


 Uma Pesquisa realizada pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) da USP e publicada aqui, revelou que o consumo de carotenoides entre brasileiros é abaixo da média considerada ideal.

Fonte: Saúde e Cidadania

Os níveis prudentes de ingestão de carotenoides totais são de 9.000 a 18.000 microgramas por dia, segundo dados da pesquisa, mas a média de consumo nacional foi de 4.117 microgramas/dia. Ou seja, MUITO aquém dos valores preconizados como seguros.
Considerando os dados alarmantes deste estudo, estou aqui para ajudar vocês a incluir estes pigmentos em sua alimentação e, de brinde, vários outros nutrientes que também estão presentes nas
frutas e vegetais que os contém!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Beterraba


É uma raiz tuberosa de cor vermelho-arroxeada devido à presença de betalaínas, que são pigmentos hidrossolúveis divididos em duas classes: as betacianinas (cor avermelhada) e as betaxantinas (cor amarelada), importantes antioxidantes naturais.

Fonte: Cozinha Vapza

terça-feira, 26 de março de 2013

Chocolate

26 de março é o Dia do Chocolate, então vamos falar um pouquinho 
desta delícia.

Fonte: Mundo das Tribos
Os Incas consideravam as bebidas feitas com cacau como a “bebida dos deuses”, o que levou ao nome científico da árvore de cacau, 
Theobroma cacao, das palavras gregas theo (Deus) e broma (bebida).
Já no século XIX, o chocolate era considerado item de luxo e também utilizado como remédio, igualmente ao que ocorria na antiguidade.
E agora, estudos estão apontando o cacau como um fator de prevenção de diversas doenças crônicas. Isso não é incrível?!!?
Siiiiiiim! =)

sexta-feira, 22 de março de 2013

Achados: Domingo

Hoje venho trazer uma dica MUITO legal pra você de Campinas: o “Domingo”!! 

(E mesmo você que não é, vale a pena dar um pulinho aqui para conhecer.) 
Dito em poucas palavras: não se trata de um domingo comum
Pra quem ainda não conhece, é um Projeto Cultural lindo (!), onde música, arte, gastronomia, workshops, cultura, moda e design dividem o mesmo teto e céu, já que o evento acontece nos salões 
internos e externos do Casarão



quarta-feira, 20 de março de 2013

Escolha do dia: Cookies Mãe Terra


Depois do primeiro post do “Escolha do dia”, que foi sucesso (!!!), recebi várias sugestões de produtos para experimentar. Alguns muitos legais que eu nem imaginava que existiam.. outros que eu já conhecia, mas nunca tinha levado para casa e alguns que já eram meus preferidos.
Prometo que vou falar um pouquinho sobre cada um, mas peço que tenham paciência, que os dias aqui estão bastante corridos, isso somado ao fim de mês, que eu nem frequento supermercados.. ahahahaha
Mas vamos à escolha de hoje, que são os Cookies da (tcharãããã) Mãe Terra!



terça-feira, 19 de março de 2013

Descarte de óleo


A fritura é uma forma de preparação rápida que confere aos alimentos características únicas de aroma (contestável), sabor e palatabilidade. Por isso, mesmo não sendo saudáveis, os alimentos fritos são tão consumidos.
Mas além do prejuízo à saúde, temos um problema ambiental com o seu consumo, que está relacionado ao descarte do óleo utilizado para este fim.


Você sabia que, quando jogado nos ralos ou lixo comum, este óleo se torna o maior poluidor de águas, doces e salgadas, do Brasil?

domingo, 17 de março de 2013

Pratododia: Risoto de berinjela


A berinjela é rica em vitaminas A, B1, B2 e B3, flavonoides, fibras (quando consumidas com a casca), potássio e praticamente não contém sódio.
E para os que são paranoicos com balança, uma boa notícia: 
100g de berinjela fornecem apenas 20Kcal!



Acredita-se que a berinjela reduz o colesterol sanguíneo, mas só encontrei comprovações científicas em estudos animais, que mostram que seu consumo representa um tratamento alternativo e de baixo custo para as hipercolesterolemias, melhorando o perfil plasmático, o colesterol tecidual, a peroxidação lipídica das LDL da parede arterial e provocando uma significativa proteção sobre o endotélio vascular.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Colágeno


Que a nutrição adequada é fundamental para a saúde de modo geral e, consequentemente, responsável por ossos e cartilagens sadios, não é novidade para ninguém.
Mas o grande boom do momento é que, além do cálcio, vitamina D, proteínas (sim, dietas hipoproteicas aumentam os níveis de paratormônio, levando a desmineralização óssea), fósforo (porém, mais importante que a quantidade de fósforo ingerida, é a relação cálcio/fósforo), vitamina C (responsável pela síntese da hidroxiprolina e hidroxilisina do colágeno), magnésio, manganês, ferro e zinco estarem diretamente relacionados com a formação/mineralização óssea e reabsorção desta matriz, o colágeno parece exercer um papel essencial neste processo. 



quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia Mundial do Rim


Hoje é o Dia Mundial do Rim e vou aproveitar para fazer um alerta sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica, considerada um problema de saúde pública.


O número de pacientes com doença renal crônica está aumentando em todo o mundo em escala alarmante e só no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, já são quase 10 milhões de pessoas com alguma disfunção renal. Além do que, na última década houve um aumento de mais de 100% no número de pacientes nas clínicas de diálise.
É muito sério!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Escolha do dia: Iogurte Batavo Pedaços

Olá pessoas! 
Sabemos que a indústria de alimentos está cada vez mais presente em nossas vidas. Não há como negar!


Por mais que nós, Nutricionistas, pregamos que sempre devemos optar pelos alimentos in natura, sabemos que não é tão fácil assim.. 
Como dizia uma professora, "você tem uma vaca no quintal de casa?!".

segunda-feira, 11 de março de 2013

Frutas climatéricas e não-climatéricas


Você já levou pra casa aquele abacaxi que a mocinha da feira jurou que amadureceria em dois dias, mas você esperou mais de uma semana e nada?
Ou então você comprou as bananas mais lindas da banca, nesse calor do Saara, e no dia seguinte estavam todas pretas?!
Eu aposto que sim!
Por isso, o post de hoje é para ajudar você na hora de comprar suas frutas.



terça-feira, 5 de março de 2013

Aditivos alimentares


Conforme prometido, voltei com o post sobre os aditivos alimentares
E o assunto é loooongo.


Mas, afinal, o que são os aditivos alimentares?
Segundo a ANVISA, “é todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.“ 

domingo, 3 de março de 2013

Pecado do dia: Bolachinhas de goiabada


Confesso que tem dias que to namorando estas bolachinhas de goiabada 
na página do “Cozinha Travessa”...
Essas bolachinhas (tá, tem gente que chama de biscoitinhos, mas tanto faz!) são boas demais!


E isso me lembra minha infância, de quando a gente ia aos terços
 só pra comer! hauahuahahuah 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

(Pseudo)Sucos


Quando falei sobre iogurtes e similares, recebi alguns e-mails pedindo para falar sobre sucos industrializados, que na verdade a maioria é néctar, preparado sólido, bebida mista... qualquer coisa menos suco!




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Segredos do bom café


Eu já tinha falado aqui das vantagens e desvantagens sobre 
o consumo de café.
Mas hoje, sentindo uma saudade grande de Minas, do doce de leite, do pão de queijo, do cafezinho (...), lembrei que tinham me pedido para fazer um post sobre a forma correta de se preparar o café.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Alho

Como uma erva medicinal, o alho tem sido usado há séculos e suas principais indicações são para tratamento de hiperlipidemia e hipertensão.
Útil, também, contra infecções bacterianas, fúngicas e virais, seu poder terapêutico já é reconhecido pelo Ministério da Saúde bem como pelo FDA (um órgão do governo dos Estados Unidos que controla os alimentos e medicamentos por meio de testes e pesquisas).



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sal light

O sal contém sódio, que é o componente mais abundante 
dos fluídos extracelulares.
Além de auxiliar no transporte de nutrientes, sua ingestão é fundamental, em quantidades mínimas, para manter a pressão sanguínea
o volume de sangue no corpo.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Prato do dia: Flan de goiaba

Sempre achei a goiaba incrível! 

A cor, o cheiro, o sabor... 


Só que eu tenho um sério problema: não consigo comer a semente!
Deve ser algum trauma de infância. 

Mas nem por isso deixo de aproveitar os seus benefícios
A goiaba apresenta conteúdos de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, B e C superiores à maioria das frutas. 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sucos revitalizantes para o carnaval

O carnaval chegou! 

=)
Todo mundo em ritmo de festa.. 
mas não podemos deixar de lado os cuidados com a saúde.

A dica do dia é: hidratação
 

Trouxe receitinhas de sucos (aqui também tem) que, além de hidratar, 
oferecem diversos benefícios extras! 


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Prato do dia: Purê de mandioquinha salsa


A mandioquinha salsa é originária da região andina da América do Sul e foi introduzida no Brasil por volta de 1900.
É alimento de bom valor nutritivo se comparadas a outras raízes, como mandioca, batata, cará e batata-doce. 
Entretanto, o yakon (falado aqui) continua sendo o melhor!



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Iogurtes e afins

Este post é para ajudar você, consumidor desatento, na hora das compras. 

Muita gente acha que todos os potinhos da geladeira de frios são iogurtes, mas NÃO SÃO!




 A confusão é gerada principalmente quando se trata 
do iogurte e da bebida láctea
Existem grandes diferenças na composição dos produtos, e isso é um dos fatores determinantes para o preço – não apenas a marca. 


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Doença Celíaca


A Doença Celíaca é uma doença autoimune, com forte condição hereditária, na qual os indivíduos por ela afetados apresentam uma intolerância permanente ao glúten - termo utilizado para descrever frações proteicas encontradas no trigo, centeio, cevada, aveia e em seus derivados. 



Caracterizada por atrofia total ou subtotal da mucosa do intestino delgado proximal e consequente má absorção de alimentos, constitui-se numa enfermidade multifatorial, envolvendo tanto componentes genéticos, como ambientais no seu desenvolvimento. 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Banana para o mau humor


Desde a idade média a alimentação é considerada um instrumento para modificar temperamento e humor. 


Através de seus nutrientes constituintes, ela pode ajudar a determinar o estado de alerta, qualidade da memória e concentração, sensações de depressão ou ansiedade, agressividade e certa  vulnerabilidade à doenças mentais e neurológicas degenerativas.

É claaaaro que muito mais que isso!

domingo, 27 de janeiro de 2013

TPM

Apesar de não ter sido minha a ideia do post, dedico ele todinho a mim, que TANTO sofro com minha TPM (Tensão Pré-Menstrual) crônica.
(O diagnóstico é por minha conta!)



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Adoçantes


Os adoçantes são substitutos naturais ou artificiais do açúcar que conferem sabor doce com menor número de calorias por grama e que apresentam capacidade de adoçar muito em pequenas concentrações. 
Indivíduos mais jovens, geralmente, utilizam adoçantes dietéticos para manutenção do peso; à medida que a idade aumenta, a motivação para utilização de adoçantes dietéticos muda, sendo, então, a perda de peso e a presença de doenças as principais razões.



Inspiração do dia


Booooom dia!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inspiração do dia


"Você tem que aprender as regras do jogo.
E então você tem que jogar melhor do que todos."
É o segredo do sucesso!
:D

domingo, 20 de janeiro de 2013

Abacate


Ahhhhhhhhhhh!
Eu-con-se-gui-um-a-ba-ca-te!
(desculpem pela euforia, mas tem uns três meses que to tentando isso.)
Fiquei tão feliz que adiei o post que tava escrevendo 
(muito legal, sobre TPM.. aguardem!) 
para falar dele.



Inspiração do dia


;)
Bom domingo!