Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Yakon


O yakon é um tubérculo de origem andina e seu consumo geralmente é in natura, podendo ocorrer também na forma de xarope, chips, cozido, desidratado, entre outras.


Diferentemente da maioria dos tubérculos que armazenam amido, o yacon acumula oligofrutanos, especificamente do tipo inulina, que possui valor calórico reduzido 
(1 Kcal/g, contra 4 Kcal/g dos carboidratos),
 e não é digerível

Por este motivo, atua no aumento das bifidobactérias (as bactérias boas) do intestino e ainda pode ser usado no controle da obesidade.

Apresenta-se como um alimento de grande valor nutritivo, devido ao seu elevado teor de FOS (frutooligossacarídeo), um tipo de carboidrato que se comporta fisiologicamente como fibra solúvel, e é pouco calórico, até 6 vezes menos que qualquer outro tubérculo conhecido.
Atualmente, é descrito como o alimento com maior teor de FOS  na natureza!
Causa espanto, ainda, a quantidade de potássio apresentada: superior à da banana!


A cor preferida da polpa da raiz para a comercialização, em mercados da América do sul, é a amarela, mas há uma variedade de cores disponíveis, que incluem o branco, o creme, roxo, rosa e amarelo. 
A casca é marrom, rosa, púrpura creme ou branco-marfim.
Tem sabor de pêra e é muito parecido com a batata-doce, tanto que eu comi por engano e daí me veio a ideia de pesquisar um pouco mais sobre isso.


Se consumido de forma regular, pode trazer efeitos benéficos no controle dos níveis de colesterol sanguíneo e glicemia
Também pode retardar o desenvolvimento da osteoartrite e osteoporose, inibir os estágios iniciais do câncer de cólon, aliviar a constipação, aumentar a absorção de minerais, auxiliar a síntese de vitaminas do complexo B, reduzir a pressão sanguínea e fortalecer o sistema imunológico.
Ufaaaa! É coisa boa que não acaba mais!


A raiz também apresenta quantidade considerável de compostos fenólicos – embora a maior concentração esteja nas folhas,
 como o ácido clorogênico, presente no café
Esses compostos têm como propriedades gerais como antioxidantes e moduladores da atividade de vários sistemas enzimáticos, 
atuando na promoção da saúde. 
Mas é interessante impedir o escurecimento que ocorre após o descasque, pois ele indica oxidação e perda dessas propriedades.
A administração de chá das folhas de yakon também produz efeito hipoglicemiante significativo.


Dica importante: armazenar o yakon em temperatura ambiente faz com que parte do FOS se transforme em açúcares simples. 
Portanto, conserve sob refrigeração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário