Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

Arroz parboilizado


O arroz, dentre os cereais cultivados, se destaca por ser alimento básico da maioria da população em várias regiões do planeta.


O grão inteiro é constituído por diversos tecidos, que apresentam estrutura, composição química e funções diferenciadas.

A casca é constituída principalmente por minerais e celulose. 
O pericarpo (farelo) é composto pelas camadas que envolvem o endosperma amiláceo do grão de arroz, sendo rico em proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. 
A camada de aleurona é formada pela parte externa do endosperma, que é fonte de carboidratos, representados principalmente pelo amido, que se encontra presente na forma de amilose e amilopectina.
A variação nos teores de amilose e amilopectina não afeta o valor nutritivo do arroz, mas tem influência nas qualidades culinárias, sendo que, quanto maior for o teor de amilose, mais secos e separados ficarão os grãos depois de cozidos.


A parboilização, de acordo com a legislação brasileira, é um processo hidrotérmico, no qual o arroz em casca é imerso em água potável com temperatura acima de 
58° C, seguido de uma gelatinização parcial ou total do amido e secagem.

Durante a maceração efetuada, a água utilizada migra para o interior do grão arrastando compostos hidrossolúveis e propicia também um meio adequado para a gelatinização do amido, que ocorre durante o cozimento.
 Com a posterior secagem, o grão do arroz torna-se mais resistente.



Este processo tem sido largamente utilizado como uma das formas de minimizar a quebra dos grãos durante o beneficiamento, 
evitar a remoção excessiva de compostos importantes
 do ponto de vista nutricional 
(para ficar branco, o arroz perde a casca e a película, onde está concentrada a maior parte dos minerais e das vitaminas) 
e resultar em um produto com melhores condições de conservação e características sensoriais agradáveis.

 Contribui, ainda, para o aumento dos teores de proteínas no grão e formação de amido resistente, que é semelhante às fibras insolúveis e previne a constipação intestinal por aumentar o bolo fecal e reduzir o esvaziamento gástrico. 


As principais vantagens deste arroz em relação ao polido são: maior teor de vitaminas e minerais; fica sempre soltinho; apresenta maior rendimento; requer menos óleo no cozimento; é mais prático, pois dispensa a lavagem antes do preparo; conserva-se por mais tempo e pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades 
(pra mim que moro sozinha esta é uma grande vantagem!).

6 comentários:

  1. Com reação a Calorias, pode- se dizer que a quantidade de Kcal em 100g deste arroz, é menor do que a do arroz branco (normal) em 100g?

    ResponderExcluir
  2. Não. 100g de arroz cozido, branco ou parboilizado, têm, em média, 130 Kcal.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Ana Paula! Acredito que tirei minha dúvida sobre eles crus ou cozidos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Francisco!
    Fique sempre à vontade para perguntar quando tiver qualquer dúvida.
    Será um prazer esclarecê-las!

    ResponderExcluir
  5. 50g desse arroz tem quanto gramas de carboidrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thi.
      Em 50g, aproximadamente, 40g de carboidratos (o que significa cerca de 160 Kcal).
      Se tiver mais qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar.

      Excluir