Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Prato do dia: Granola caseira

Eu ando toda empolgada na cozinha!
Principalmente porque cozinhar me dá um prazer inexplicável e, neste período tão estressante, tem sido minha "válvula de escape".
E aproveitando toda esta empolgação, resolvi fazer uma coisa que eu amo: granola!

Fonte: Life Style

Só que comprar granola pronta é meio brochante, porque você cuuuuuusta encontrar uma fruta ou uma castanha
Toda vez eu tenho que ficar acrescentando, no mínimo, uva-passa.
Pra facilitar, resolvi produzir minha própria granola
com toda fartura de uma vez só.
 E sem aditivos desnecessários.

Basicamente, você vai precisar de aveia grossa
frutas secas e nozes, ao seu gosto.
(Eu comprei tudo no Barão das Ervas, uma casa de produtos naturais 
aqui em Barão que eu super recomendo).
É muito fácil fazer e você pode guardar por umas duas semanas em pote bem fechado. A minha já tem uma semana e tá crocante do mesmo jeito.
Fica perfeita pra comer com iogurte natural, mamão 
e com o que mais você imaginar.
Vamos fazer?!

Fonte: Dieta Já

Ingredientes
200g de aveia em flocos grossos 
150g de nozes variadas (coloquei castanhas de caju e do Pará)
50g de sementes variadas a gosto (usei linhaça, que era o que tinha aqui)
50g de coco seco ralado em flocos (quanto maior, melhor)
150g de frutas secas variadas a gosto (usei passas, damasco e abacaxi)
1 colher (chá) de canela em pó
5 colheres (sopa) de mel
5 colheres (sopa) de óleo de milho

Preparo
Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Numa assadeira média, coloque a aveia, 
as nozes picadas grosseiramente, as sementes, 
o coco ralado e a canela em pó. 
Dê uma boa mexida e espalhe na assadeira.
Regue com o mel e o óleo e mexa novamente 
(eu mexi com as mãos mesmo e fez uma bela meleca,
 aconselho deixar uma colher por perto pra ajudar desgrudar). 
Espalhe uniformemente pela assadeira e leve ao forno, mexendo 
de 5 em 5 minutos até que fique dourada. 
CUIDADO: a receita dizia pra deixar uns 25 minutos, mas com 20 minutos a minha ficou bem dourada, quase queimada, então fique de olho!
Enquanto estiver assando, pique as frutas secas maiores.
Tire a granola do forno e junte as frutas picadas. 
Misture e deixe esfriar.
Depois guarde em um pote bem fechado.

Bom apetite! :D






Nenhum comentário:

Postar um comentário