Páginas

domingo, 26 de janeiro de 2014

Brócolis

Hoje vou sobre um vegetal que eu amo e não fico sem: 
brócolis!
Ele contém altos teores de vitamina A, fibras, manganês e vitamina B2, além de quantidades consideráveis de cálcio e potássio

Fonte: CPT 
O brócolis in natura é uma excelente fonte de vitamina C, que, infelizmente, é termossensível e se perde progressivamente com o calor do cozimento.
De forma geral, o método mais indicado para o cozimento do brócolis é o vapor por 4 minutos, pois além da manutenção da vitamina C, ainda há boa retenção da clorofila total, mantendo o verdinho característico.

Fonte: Comofas?

Também possui os compostos nitrogenados que, juntamente com os flavonoides, exercem proteção contra carcinogênese.
Eu já havia falado dos flavonoides aqui, aqui e aqui, mas eu quero dar um enfoque maior sobre este tema, em especial na quercetina, que é o flavonoide mais abundante na dieta humana e que tem como principais fontes a cebola, a maçã e o brócolis.

Fonte: Congelados da Sonia

Os flavonoides são antioxidantes efetivos devido à suas propriedades sequestrantes de radicais livres e por quelar íons metálicos, protegendo, assim, os tecidos dos radicais livres e da peroxidação lipídica.

Alguns efeitos terapêuticos da quercetina são: inibição da carcinogênese (principalmente câncer no estômago), manutenção da integridade vascular, inibição da oxidação da LDL e da agregação plaquetária, promoção da vasodilatação e prevenção da insuficiência renal e hepática.

Fonte: Suas Receitas

Os estudos sobre a biodisponibilidade, absorção e metabolismo destas substâncias ainda são escassos mas, mesmo assim, o consumo de frutas, vegetais e bebidas ricas em flavonoides são altamente indicados.
Então, deixo aqui sugestões para o consumo, como arroz com brócolis, brócolis cozido no vapor e regado com azeite, macarrão com brócolis..

Fonte: Lentilhas


E no próximo post tem uma receita de lasanha deliciosa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário